domingo, 14 de agosto de 2011

Programa Cidades Sustentáveis será lançado com foco nas Eleições 2012

  Com o propósito de influenciar e comprometer candidatos e futuros prefeitos nas eleições de 2012, a Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos lançam no dia 19 de agosto, na capital paulista, o Programa Cidades Sustentáveis. O objetivo é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
  A iniciativa engloba a Plataforma Cidades Sustentáveis, projeto da Rede Nossa São Paulo desenvolvida ao longo de 2010, em parceria com a Fundação Avina e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, para constituir um banco de dados com práticas exemplares e políticas exitosas de sustentabilidade urbana.
  Agora, com foco nas próximas eleições, o programa inova ao apresentar ferramentas importantes para o engajamento dos candidatos e o acompanhamento da sociedade civil. No evento de lançamento serão apresentados:

1. Indicadores de Sustentabilidade Urbana para os 12 eixos temáticos da Carta Compromisso, fundamentais como ferramentas de gestão para as prefeituras signatárias e, também, para o monitoramento da sociedade;

2. Casos exemplares para os indicadores. O objetivo é que as boas práticas orientem a gestão pública no sentido de melhorar os diversos indicadores de forma integrada;Relatório online de prestação de contas da Carta Compromisso;

3. Nova versão do site www.cidadessustentaveis.org.br;

4. Campanha publicitária desenvolvida pela DPZ.

  De acordo com as informações da Rede Nossa São Paulo, haverá ainda um debate sobre o desenvolvimento sustentável das cidades, em uma perspectiva nacional e internacional, o pronunciamento de entidades representativas dos prefeitos brasileiros, a apresentação de propostas para as cidades-sede da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, e o papel das cidades na Rio+20.

  Os convidados para o evento são:
- André Trigueiro, apresentador do programa Cidades e Soluções, da Globonews, e comentarista da Rádio CBN (confirmado);
- Luiz Alberto Silva Muniz, presidente da Associação Brasileira de Municípios (confirmado);
- João Coser, prefeito de Vitória/ES e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (confirmado);
- Paulo Roberto Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios;
- Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos pela Educação (confirmada);
- André Aranha Correa do Lago, diretor do Departamento do Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores.

  Uma das metas é que o Programa Cidades Sustentáveis possa se constituir em um grande subsídio para a mudança de cultura política, uma vez que oferece experiências bem sucedidas para que sirvam de inspiração e possam ser adaptadas à realidade local.

  "O Programa Cidades Sustentáveis representa um passo a mais no processo de construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis no Brasil", define o site da Rede Nossa São Paulo.

  As inscrições para os interessados em participar do lançamento do programa são gratuitas. No entanto, é importante confirmar presença através do e-mail zuleica@isps.org.br

Fonte.

                                                                              Exército Verde

5 comentários:

  1. É muito importante para o futuro do planeta que existam cidades sustentáveis.

    ResponderExcluir
  2. Sim Josefa, gostei muito da sua colocação! Esse assunto deve ser tratado com mais seriedade pelas autoridades!

    ResponderExcluir
  3. vamos la todos juntos para tornar-mos o mundo um lugar melhor de viver :D bjos juninhhhhhh

    ResponderExcluir
  4. Defender o nosso Planeta é dever de todos sim! Qualquer Educação começa em 'casa', ou seja, na família, é gritante nossa realidade. Quanto aos Governantes, diria q estes assume o abuso de poder acabam esquecendo sua propria 'sujeirinha' poluição c seus insignificantes 'santinho' para votação... um Horror! meu DEUS até o dinheiro vira lixo com esse povinho. Óh! acordem 'doutores da ambição'... Infelismente Educação ñ é para todos, nem de todos! Q País é esse! Os peculiares natos à Educação, esses sim, sofrem por um Mundo melhor! Parabéns aos q tem açoes e atitudes pela qualidade vida para um Planeta melhor. LUTE VOCE TAMBÉM!! Dulce Ribeiro

    ResponderExcluir
  5. Yago voce tem toda razão . Gente estou amando particiar desse blog, as matérias estao maravilhosas ! parabéns .

    ResponderExcluir