A poluição do ar não é um problema restrito aos grandes centros urbanos brasileiros e a sua causa mais freqüente não são as indústrias ou os veículos automotores, mas, sim, as queimadas e as ruas e estradas sem pavimentação. Esse é o diagnóstico do Suplemento de Meio Ambiente da MUNIC 2002.
Os resultados do estudo mostram que 1.224 municípios (22% do total), incluindo o Distrito Federal, informaram a ocorrência de poluição do ar freqüente. Nos municípios que relataram o problema residia quase metade da população brasileira (85 milhões) e 54% deles estavam no Sudeste.
Entre os municípios que informaram a ocorrência de poluição do ar, as causas mais apontadas foram: queimadas (64%), vias não-pavimentadas (41%), atividade industrial (38%), atividade agropecuária – poeira, pulverização de agrotóxicos etc. – (31%) e veículos (26%).
A poluição do ar tem múltiplas origens: 70% dos municípios que acusaram o problema apontaram duas ou mais causas para a sua ocorrência, sendo que a média ficou em torno de 2,5 razões. Apenas uma cidade (Ipojuca - PE) verificou todas a nove causas de poluição atmosférica.
As queimadas são a causa de poluição do ar mais apontada em quase todas as regiões. A exceção é o Sul, onde o topo do ranking é ocupado pela agropecuária (53% dos municípios) e onde as queimadas ficam em segundo lugar, empatadas com as vias não-pavimentadas (43%), que também aparecem como a segunda causa no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. No Sudeste, essa posição é ocupada pela atividade industrial (45%).
A ocorrência de queimadas é a causa mais significativa tanto nas cidades com menor urbanização (taxa de população urbana de até 30%) quanto naquelas com alta urbanização (taxa de população urbana igual ou superior a 70%). As vias não-pavimentadas aparecem como a segunda causa mais freqüente entre as cidades pouco urbanizadas e como terceira causa entre aquelas muito urbanizadas.
Atualmente aumentou muito as queimadas ocorridas por pessoas inconscientes, ou que só pensam nelas mesmas. Mas para o meio ambiente não se pode haver estes atos. Vamos conservar o meio ambiente, não queime, não faça com que aumente mais a poluição. O meio ambiente agradece!
ResponderExcluir"A NATUREZA DEVOLVE AO HOMEM, COM MAIOR INTENSIDADE, TUDO QUE O MESMO FAZ A ELA OU POR ELA" Lembrem disso.
ResponderExcluirSALVE A VIDA, PROTEJA A NATUREZA , NÃO POLUA, NÃO DESTRUA, NÃO FUME, NÃO FAÇA QUEIMADAS, RECOLHA E RECICLE O LIXO.
ResponderExcluirParticipe, ajude o meio ambiente.
Fiscalize e denuncie abusos contra a natureza!
ResponderExcluirOs meses entre junho e novembro inspiram cuidados especiais quando falamos em preservação ambiental. A falta de chuva, a baixa umidade relativa do ar e a temperatura elevada para o período são fatores que favorecem o surgimento das queimadas naturais e aquelas provocadas pelo homem.
ResponderExcluirSALVE O VERDE, ANTES QUE TUDO VIRE CINZA.
ResponderExcluirO homem queima hoje para ser cozido amanhã.
ResponderExcluirUma campanha sobre o efeito estufa.
Evite QUEIMADAS, o mundo merece este refresco!
ResponderExcluirQueimada é o fogo do inferno do meio ambiente.
ResponderExcluirNão deixem que acabem como o nosso bem, mais precioso, não queimem o seu pulmão
ResponderExcluirAs queimadas no Brasil têm sido objeto de preocupação e polêmica. Elas atingem os mais diversos sistemas ecológicos e tipos de agricultura.
ResponderExcluirVamos ajudar o nosso planeta e acabar com as queimadas no Brasil que está sendo prejudicadas.
ResponderExcluirVamos ajudar a salvar o nosso planeta principalmente as arvores que estão sendo prejudicadas,vamos nos unir e criar uma corrente para acabar as queimadas no Brasil e ter um mundo melhor em PAZ.
ResponderExcluir- Comparado aos países desenvolvidos do hemisfério norte, o Brasil contribui pouco para a emissão global dos gases do efeito estufa, embora as queimadas na Amazônia sejam o grande “pecado” brasileiro quando o assunto é a emissão dos gases que acabam provocando o aquecimento global.
ResponderExcluirAqui no nordeste principalmente detectamos um problema no que diz respeito as estas queimadas, muitos agricultores jogam fogo nas suas plantações sendo que esse fogo passa para outras plantações, aumentando o numero de gases poluentes e também o efeito do aquecimento global
ResponderExcluir