Bastam três ações: coletar, afastar e tratar os esgotos antes de lançá-los no rio. A receita é simples, mas a maioria dos países não consegue aplicá-la. Um relatório da Comissão Mundial de Águas, entidade internacional ligada à ONU, aponta que entre os 500 maiores rios do mundo, mais da metade enfrenta sérios problemas de poluição. No Brasil, o triste exemplo é o Tietê, seguramente um dos rios mais poluídos do planeta. Quando passa pela região metropolitana de São Paulo, ele recebe quase 400 toneladas de esgoto por dia e é considerado morto: só sobrevivem no seu leito organismos que não precisam de oxigênio, como certos tipos de bactérias e fungos. A principal causa da poluição é o esgoto doméstico. "Quase 5 milhões de pessoas ainda têm seus detritos lançados diretamente no rio", afirma o engenheiro Lineu José Bassoi, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo de São Paulo.
Trabalho de limpeza do rio Tietê, em São Paulo, tem várias frentes de ação clique aqui e confira.
Exército Verde
“ A natureza trabalha em silêncio e não se defende, mas se vinga.” Vamos preservar gente, vamos cuidar do nosso planeta, lugar de LIXO É NO LIXO, não nos rios.
ResponderExcluirOriente, eduque ou esclareça as crianças e adultos em geral sobre a importância do combate a poluição de nossos mananciais, rios, córregos, lagoas, praias e principalmente sobre o perigo no emprego indiscriminado de agrotóxicos e produtos químicos (que jogam metais pesados nas águas e na atmosfera sem condições de tratamentos eficazes), poluição do ar, queimadas, etc...
ResponderExcluirSeja um Defensor da Natureza.
ResponderExcluirPensou em lixo? Pense novamente...
ResponderExcluirReflita, Reduza, Reutilize, Recicle. Reeduque-se, a vida se REnova.
"A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância"
ResponderExcluirÉ nosso dever proteger o maior patrimônio nacional, pois a nação que destrói o seu solo,destrói a si mesma.
ResponderExcluirNenhuma abundância de recursos resiste ao impacto de uma exploração sem retorno.
ResponderExcluirTalvez o maior problema que o mundo enfrenta é a falta de pessoas que tenham em mente o exercício das pequenas atitudes citadas no papel.
ResponderExcluirAtráves da parcela da população, ainda podemos melhorar o hoje e o que ainda estar por vir.
ResponderExcluirCada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
ResponderExcluirParabéns adorei o blog...