sábado, 13 de agosto de 2011

Mancha de lixo no Pacífico.


    É verdade que existe uma mancha gigante de lixo plástico no oceano?
    por Sonaira San Pedro

    Uma não, duas. Elas ficam no meio do oceano Pacífico e, juntas, têm o dobro do tamanho dos Estados Unidos! Nesses depósitos de lixo flutuante já foram encontrados os mais bizarros resíduos, de cones de trânsito a brinquedos, tênis e malas de viagem. Metade dessa sujeirada toda é lançada no mar por navios e plataformas de petróleo. A outra parte deságua nos oceanos trazida por rios espalhados pelo mundo. O pior é que o desastre ecológico só aumenta: o volume de plástico no Pacífico mais que triplicou nos últimos dez anos. “O isolamento poderia fazer desse lugar um paraíso para os animais. Mas eles rondam a linha do lixo e só têm plástico para comer. Já encontramos todo tipo de objeto no estômago dos bichos”, diz o pesquisador Charles Moore, da Algalita Marine Research Foundation, entidade americana que trabalha na proteção da vida marinha.


Confira mais clicando aqui.
                                                                                                   
                                                                                    Exército Verde

13 comentários:

  1. Se nós ficamos despreocupados com o lixo da cidade, que entope boeiros, causa enchentes e entre outras consequências, vê o que tá sendo causado lá , distante, e que pode causar danos muito maiores do que imaginamos! é um absurdo !
    Além de prejudicar as águas, os seres humanos, prejudica também os animais marinhos ... Pensem nas atitudes , gente !

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente esse tipo de coisa não é de grande destaque em algumas redes de televisão, já que ela influencia e muito nas atitudes das pessoas. Mas temos a internet como aliada, com o mundo cada vez mais globalizado podemos fazer com que esses problemas cheguem até o conhecimento das pessoas. É importante, por mínimo que seja, ter a consciência de que o mar não é lixeira, de verdade mesmo, não custa nada guardar o lixo num cantinho e depois jogá-lo na lixeira. Temos que entender que no mar também existe vida e essa mesma vida, assim como a nossa, também merece viver!

    ResponderExcluir
  3. pior que não adiata voce lutar pra preservr o mundo , porque o dobro de voce destrói , então tem que lutar ate o fim !!

    ResponderExcluir
  4. é realmente muito triste saber que os nossos oceanos estão nesse estado. Cara como alguem tem coragem de passar de barco, ou sei de que, e jogar o lixo no mar ? nao tem no minimo uma bolsinha plastica nao ? Concerteza tem, mais a mentalidade das pessoas ainda é muito pequena pra entender o que estão fazendo, só pensam na vida que tem, talvez na proxima roupa que vão comprar, no proximo apartamento de luxo que estão construindo, sem perceber que estão acabando com as proximas vidas, se dando a sentença de morte. Sem falar das vidas que existem no mar, eles tem direito de viver como agt poxa, se quer sujar suje sua casa, more num ambiente imundo, mais nao suje o dos outros. É muito comodo ne jogar lixo em qualquer lugar ne ? mais pensem em suas ações, em suas atitudes perante os outros. (isso realmente me revolta.

    ResponderExcluir
  5. Esses lixos não são Bio degradáveis, e que levam séculos até se consumirem, e que tantas mortes têm causado por afogamento, confundindo os animais o plástico com medusas, alimento para várias espécies marinhas. Derramamentos de petróleo, pelas exploradoras instaladas em alto mar, que tanta tragédia têm trazido. Estamos a destruir o nosso Planeta um pouco mais todos os dias, em todas as áreas, para não falar na falta de civismo das pessoas que tudo jogam para os rios e mares, dando-se depois catástrofes quando a chuva cai em dilúvio e não tem para onde ir.

    ResponderExcluir
  6. Precisamos parar para reflectir, mas vemos que as coisas vão de mal a pior, quando o Jete Sete, dos sete países mais ricos do Mundo, recusam-se a baixar os seus níveis de poluição. São os países mais pobres a dar o exemplo, a esta raça de gente, que só vê riqueza à sua frente, e não se preocupa com os habitantes do nosso Planeta Terra. Há que vir para a rua, para os mares, para as florestas protestar, trazendo novas soluções mais saudáveis, que existem, só precisando da boa vontade e coerência de nossos governantes, principalmente as dos países mais ricos, que têm de dar o exemplo aos outros.

    ResponderExcluir
  7. O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Considere o mundo como um palco, onde cada um deve reciclar o "PAPEL"

    ResponderExcluir
  10. Totalmente deprimente e mesmo assim parece não sensibilizar/conscientizar ninguem... ou quase ninguem!

    ResponderExcluir
  11. O mundo precisa de jovens como vocês, que questionem as atitude feias do seres humanos. O mundo precisa entender que a mãe natureza precisa ser cuidada, preservada. Não temos um planeta B, e até quando ele vai suportar? Nossos dias por aqui estão contados viu? Infelizmente =/ Lugar LIXO É NO LIXO, se cada qual fizer sua parte, o mundo com certeza seria bem melhor .. Pensem, mas principalmente TENHAM ATITUDE !

    ResponderExcluir
  12. Ao mesmo tempo em aprovei a critica, fiquei bastante triste, afinal é bem possivel que esse monte de lixo que eles viram possa ser no futuro o nosso país, ou qualquer outra região. O que me deixa mais indignada é saber que os paises ainda brigam por terras, por riquesas, quando poderiam se unir. Parabéns pelo blog, pela visao sobre as coisas.

    ResponderExcluir
  13. Renata, adorei o seu comentário.
    Nós, seres humanos somos tão egoístas,pensam que o mundo vive em função da gente, e que tudo deve atender ás nossas necessidades ... Vivem em busca dos melhores ambientes pra se morar, luxo ...

    ResponderExcluir