sábado, 13 de agosto de 2011

Desastres ecológicos

 
        Quais foram os maiores desastres ecológicos do mundo?
    por Rodrigo Ratier

    Vários crimes contra a natureza são dolorosamente memoráveis. O primeiro a chamar atenção mundial foi a destruição atômica em Hiroshima e Nagasáki, no Japão, que matou pelo menos 150 mil japoneses e deixou o ambiente local radioativo por décadas. Outra tragédia nuclear, a explosão de um reator na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, tirou a vida de 10 mil pessoas e afetou milhares de quilômetros de florestas. Outras tristes lembranças são os derramamentos de óleo no mar do Alasca, em 1989, e na costa espanhola, no ano passado. Ou o vazamento de gases tóxicos em Bhopal, na Índia, em 1984, considerado o pior acidente químico da história.  Em nosso mosaico de desastres ecológicos, entraram fatos causados pelo homem que provocaram grande dano à natureza em um curto espaço de tempo.
    "São catástrofes sérias por causa das perdas de vidas, mas são desastres pontuais. As verdadeiras tragédias ambientais ocorrem durante décadas e destroem ecossistemas locais", afirma a naturalista Dejanira de Franceschi de Angelis, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP). Exemplos disso são o avanço do buraco na camada de ozônio ou do efeito estufa, que podem comprometer a vida no planeta. Ou ainda o desmatamento das florestas brasileiras. Nos 503 anos de colonização, a Mata Atlântica perdeu 93% de sua cobertura original. Em um tempo bem menor - cerca de 30 anos - sumiram 20% da área da Amazônia e 80% do cerrado. "Esse último ecossistema deve levar milhões de anos para se recompor", diz o biólogo José Maria Cardoso da Silva, da ONG Conservation International.
    Isso sem contar o lado invisível do drama da devastação: junto com as árvores e os animais mortos, desaparece também a vida microscópica. "Sem os microorganismos, a vida na Terra está seriamente comprometida", diz Dejanira.


                                                                                      Exército Verde

12 comentários:

  1. A natureza está ferida de morte e não sei se tem salvação, a ver-se pelas subidas das temperaturas, dos icebergs a derreterem gradualmente, da desflorestação de nossas matas e florestas, e do assoreamento das praias e do mar, que faz com que este esteja a ganhar espaço à terra. Nem todos empregam o sistema de reflorestação, por cada árvore abatida, para os "senhores da madeira", que só visam o lucro desenfreado, não dando tempo de recuperação às florestas, muitas delas virgens, com animais e plantas só aí existentes. O assoreamento leva a areia do mar para as beira praias e o mar vai subindo.

    ResponderExcluir
  2. Tudo para os trabalhos das obras públicas, construção de arranha-céus, e outros elefantes brancos. Precisam de matéria-prima e vão de assorear os rios e os mares, estes não tendo defesas para os seus avanços, ganham metros, todos os dias, à Terra. A camada de ozono está frágil e já não nos protege, a cem por cento, dos raios do sol, e as temperaturas subiram três graus, o que é muito. Como consequência os icebergs derretem e suas águas fazem subir os níveis do mar e dos rios. O pulmão do Mundo, a floresta Amazónica, está de rastos, de joelhos no chão, são milhares e milhares de hectares destituídos de sua floresta, dia após dia.

    ResponderExcluir
  3. Nunca se falou tanto sobre meio ambiente e passivamente estamos assistindo os desastres ecológicos como um acontecimento ou um destino histórico, isto é, como se o modo de produção, o modelo de desenvolvimento econômico e os interesses de classe nada tivessem a ver com os fatos em questão.

    ResponderExcluir
  4. É horrível ver o que está acontecendo com o planeta, mas não devemos ignorar isso, como se isso não nos atingisse.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos de iniciativas como esta de vocês para ajudarmos o planeta, os desastres ecológicos causam enormes danos ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que para relamente o mundo chegar a ser um planeta sustentável, cada um deve fazer a sua parte, e a principal delas é a preservação da natureza.

    ResponderExcluir
  7. Tudo é uma questão de mudar o modo de vida, como as pessoas tratam o lixo de suas casas.E muito mais do que dever dos pais questionar seus filhos sobre esses assuntos sobre um planeta sustentável.

    ResponderExcluir
  8. Como diz o nosso professor Guido, o ser humano esqueceu que não é o TODO, e sim uma pequena parcela do todo. Antes de chegarmos tudo já existia em perfeita harmonia ...

    ResponderExcluir
  9. O mundo precisa de ajuda, vamos unir forças para isso. A natureza precisar ser ajudada, antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  10. Os desatres ambientais realmente são um problema.

    ResponderExcluir
  11. A maioria dos desastres ambientais são causados por nós, temos que nos conscientizar, AGIR, TER ATITUDE.

    ResponderExcluir
  12. O planeta necessita de ajuda, boa iniciativa de vocês, quanto mais pessoas contribuindo melhor.

    ResponderExcluir