Quais foram os maiores desastres ecológicos do mundo?
Vários crimes contra a natureza são dolorosamente memoráveis. O primeiro a chamar atenção mundial foi a destruição atômica em Hiroshima e Nagasáki, no Japão, que matou pelo menos 150 mil japoneses e deixou o ambiente local radioativo por décadas. Outra tragédia nuclear, a explosão de um reator na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, tirou a vida de 10 mil pessoas e afetou milhares de quilômetros de florestas. Outras tristes lembranças são os derramamentos de óleo no mar do Alasca, em 1989, e na costa espanhola, no ano passado. Ou o vazamento de gases tóxicos em Bhopal, na Índia, em 1984, considerado o pior acidente químico da história. Em nosso mosaico de desastres ecológicos, entraram fatos causados pelo homem que provocaram grande dano à natureza em um curto espaço de tempo.
"São catástrofes sérias por causa das perdas de vidas, mas são desastres pontuais. As verdadeiras tragédias ambientais ocorrem durante décadas e destroem ecossistemas locais", afirma a naturalista Dejanira de Franceschi de Angelis, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP). Exemplos disso são o avanço do buraco na camada de ozônio ou do efeito estufa, que podem comprometer a vida no planeta. Ou ainda o desmatamento das florestas brasileiras. Nos 503 anos de colonização, a Mata Atlântica perdeu 93% de sua cobertura original. Em um tempo bem menor - cerca de 30 anos - sumiram 20% da área da Amazônia e 80% do cerrado. "Esse último ecossistema deve levar milhões de anos para se recompor", diz o biólogo José Maria Cardoso da Silva, da ONG Conservation International.
Isso sem contar o lado invisível do drama da devastação: junto com as árvores e os animais mortos, desaparece também a vida microscópica. "Sem os microorganismos, a vida na Terra está seriamente comprometida", diz Dejanira.
A natureza está ferida de morte e não sei se tem salvação, a ver-se pelas subidas das temperaturas, dos icebergs a derreterem gradualmente, da desflorestação de nossas matas e florestas, e do assoreamento das praias e do mar, que faz com que este esteja a ganhar espaço à terra. Nem todos empregam o sistema de reflorestação, por cada árvore abatida, para os "senhores da madeira", que só visam o lucro desenfreado, não dando tempo de recuperação às florestas, muitas delas virgens, com animais e plantas só aí existentes. O assoreamento leva a areia do mar para as beira praias e o mar vai subindo.
ResponderExcluirTudo para os trabalhos das obras públicas, construção de arranha-céus, e outros elefantes brancos. Precisam de matéria-prima e vão de assorear os rios e os mares, estes não tendo defesas para os seus avanços, ganham metros, todos os dias, à Terra. A camada de ozono está frágil e já não nos protege, a cem por cento, dos raios do sol, e as temperaturas subiram três graus, o que é muito. Como consequência os icebergs derretem e suas águas fazem subir os níveis do mar e dos rios. O pulmão do Mundo, a floresta Amazónica, está de rastos, de joelhos no chão, são milhares e milhares de hectares destituídos de sua floresta, dia após dia.
ResponderExcluirNunca se falou tanto sobre meio ambiente e passivamente estamos assistindo os desastres ecológicos como um acontecimento ou um destino histórico, isto é, como se o modo de produção, o modelo de desenvolvimento econômico e os interesses de classe nada tivessem a ver com os fatos em questão.
ResponderExcluirÉ horrível ver o que está acontecendo com o planeta, mas não devemos ignorar isso, como se isso não nos atingisse.
ResponderExcluirPrecisamos de iniciativas como esta de vocês para ajudarmos o planeta, os desastres ecológicos causam enormes danos ao meio ambiente.
ResponderExcluirEu acho que para relamente o mundo chegar a ser um planeta sustentável, cada um deve fazer a sua parte, e a principal delas é a preservação da natureza.
ResponderExcluirTudo é uma questão de mudar o modo de vida, como as pessoas tratam o lixo de suas casas.E muito mais do que dever dos pais questionar seus filhos sobre esses assuntos sobre um planeta sustentável.
ResponderExcluirComo diz o nosso professor Guido, o ser humano esqueceu que não é o TODO, e sim uma pequena parcela do todo. Antes de chegarmos tudo já existia em perfeita harmonia ...
ResponderExcluirO mundo precisa de ajuda, vamos unir forças para isso. A natureza precisar ser ajudada, antes que seja tarde demais.
ResponderExcluirOs desatres ambientais realmente são um problema.
ResponderExcluirA maioria dos desastres ambientais são causados por nós, temos que nos conscientizar, AGIR, TER ATITUDE.
ResponderExcluirO planeta necessita de ajuda, boa iniciativa de vocês, quanto mais pessoas contribuindo melhor.
ResponderExcluir