domingo, 14 de agosto de 2011

Pedalar é preciso!


  É da necessidade do homem se viver em um ambiente não-poluído, porém o mesmo não faz por onde tê-lo. Teorias com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes estão espalhadas por todos os lugares, mas e a prática onde fica nessa história?
  Uma dica saudável é a troca de carros e motos por uma bicicleta. Isso mesmo! Não só saudável para nosso organismo, como também para o planeta.

  Representante do movimento Cycle Chic no Rio de Janeiro, Tiago Leitman faz coro e levanta a bandeira da elegância dos ciclistas. O brado, originalmente surgido em Copenhagen pelo dinamarquês Mikael Colville-Andersen, tem lema mais ou menos assim: resgatar a normalidade da bike como meio de locomoção.

NO TRÂNSITO
  "Antes do automóvel, a bicicleta era o padrão de transporte individual", defende Leitman. "Mas, de uns tempos para cá, a indústria vem associando a bike a duas noções: a de brinquedo de criança e a de equipamento esportivo. Ao falar no assunto, logo surge a imagem de uma pessoa suada, cheia de equipamentos. Isso faz com que a população não se identifique", completa.
Reflexo desta visão que somente associa a bicicleta a hobby de fim de semana ou a aventureiros, surgem problemas no trânsito. Falta de segurança e estacionamento para as magrelas, desinformação dos motoristas de carro sobre as regras de respeito ao ciclista, para citar apenas algumas das queixas de quem comanda os guidões Brasil afora.
Para conscientizar a população e cobrar atitude das autoridades, Zé Lobo criou a ONG Transporte Ativo, que defende não só a causa das bicicletas, mas de todos os transportes amigáveis e não poluentes. "Em geral, as pessoas só conhecem as regras de trânsito que são cobradas na prova do Detran. É preciso um trabalho de educação", cobra Zé.

  Além de bom para o meio ambiente, ele enumera outras vantagens de aposentar a carteira de motorista: "A pontualidade e a liberdade. Quem se locomove de bicicleta tem um contato muito maior com a cidade e seus personagens".

PARA A SAÚDE


  Vanessa Machado, 27 anos, estudante de jornalismo, assina embaixo. "Quando ia para o trabalho de ônibus, chegava com dor de cabeça, mal-estar", conta. Agora, ela é craque nos pedais e não abdica da bike nem para levar o filho Lucas, 5 anos, para a escola. "Tem gente que paga para malhar em academias. Com as pedaladas, eu garanto a boa forma naturalmente", revela ela que já chegou a percorrer mais de 100 km (ida e volta) de trajeto.

  Bruno Lima, coordenador de atividades coletivas e do Programa Outside da Rede de Academias Bodytech! enumera os benefícios do hábito: "Redução do percentual de gordura, melhora do condicionamento cardiorrespiratório, aumento da força e da resistência dos membros inferiores, melhora do bom humor e da autoestima". O expert ainda brinca: "Se usada como meio de transporte, também melhora a ‘saúde' financeira!". 


Nós aqui do blog também separamos uma listinha interessante dos benefícios da bicicleta. Confira:


                                                                                                                                                                                                                   Exército Verde

5 comentários:

  1. Andar de bicicleta é bom para nós mesmo e para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Andar de bicicleta traz bem-estar, emagrece, faz bem para a saúde, e melhor ainda: ajuda a preservar o planeta.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente amei a meteria, se pensarmos bem, quando lembramos de "cidade grande" logo nos vem a cabeça: engarrafamento, varios carros nas ruas, poluição. ja quando pessamos em cidade pequena, nos vem logo uma cidade limpa, cheia de pessoas passeando, arvores. Nao é bem o que acontece em nossa cidade. Tem pessoas que tiram os carros pra nao caminhar 10 minutos, aqui é uma cidade pequena, se chega a qualquer lugar em um instante (ta bom, bem que eu queria ir de carro pra escola todo dia) mais se nao queremos caminhar, a bicicleta é a melhor opção, ela nao serve pra só pra exercicio fisico, serve pra chegar a qualquer lugar, você gasta menos tempo chegando rapidamente nos locais sem gastar nada, quer dizer só calorias. Galera, ATITUDE!

    ResponderExcluir
  4. Bem, muito interessante andar de bicicleta, se eu soubesse, eu juro que andaria, enquanto não sei , vou a pé mesmo ! Muito legal essa matéria, tomara que conscientize àsqueles que numa familia tem 6 pessoas e cada um com um carro, saem cada um no seu , e não fazem rodízio, nem optam por um transporte ecologicamente melhor. Infelizmente ainda tem gente que se preocupa mais com a vaidade que com a saúde própria e do planeta!

    ResponderExcluir
  5. Nos acomodamos demais, sempre usando moto, carro , enfim ! Adorei a matéria :D

    ResponderExcluir