Entre os tipos utilizados no Brasil é o álcool. "Como ele já tem oxigênio na composição, sua combustão fica mais fácil e, por isso, libera menos poluentes", afirma o químico Ernesto Gonzalez, da Universidade de São Paulo (USP). Isso não significa, porém, que ele seja inofensivo - na verdade, todos os combustíveis lançam no ar os seguintes venenos: monóxido de carbono (CO), óxidos nitrosos (NO e NO2) e hidrocarbonetos (compostos de hidrogênio e carbono). O mais poluente de todos é o diesel. O fato de ser formado por longas cadeias de carbono torna sua combustão incompleta, fazendo-o soltar fuligem (aquela perigosa fumaça preta), além dos óxidos nitrosos que causam problemas pulmonares. Pior: quando o combustível é impuro, a queima produz dióxido de enxofre (SO2), gás que forma a chuva ácida e irrita o sistema respiratório. A gasolina também é formada por átomos de carbono, mas em cadeias menores do que no diesel.
Exército Verde
"Para reduzir os efeitos do aquecimento global devemos nos reeducar e reciclar... esta é a solução para o problema do lixo!"
ResponderExcluirprecisamos buscar meios de transportes menos poluentes, o uso da velha caminhada para percursos mais curtos e a velha bicicleta para distancias maiores já redusem bastante a emição de gases, alem de você sair desse percentual cada vez maior de pessoas sedentárias e ainda ajudar ao meio ambiente.
ResponderExcluirEm tempos de degradação ambiental constante ainda se vê o governo insistir em investir no pré-sal quando o mundo grita por energias limpas, por formas de termos uma vida e um planeta mais saudável.
ResponderExcluirSó as energias renováveis, como o biodisel, poderá amenizar a situação gritante em que se encontra a o nosso meio ambiente!
Parabéns EXÉRCITO VERDE pela iniciativa!
Super orgulhosa! Vcs vão sevir de referência na minnha monografia!