segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Em que ritmo está a destruição da floresta amazônica?



A devastação segue em um nível preocupante. A cada ano, desaparecem cerca de 20 mil km2 de mata - uma área equivalente ao estado de Sergipe! A destruição do verde avançou no início da década de 1970, quando o presidente Médici decidiu abrir grandes estradas na região. A situação melhorou um pouco nos anos 80, época de recessão, quando a média anual de destruição caiu para 12 mil km2, o tamanho da Jamaica. Mas foi só a economia do país melhorar um pouquinho para o desmatamento atingir seu recorde: no primeiro ano do Plano Real, em 1994, nada menos do que 29 mil km2, quase o tamanho da Bélgica, viraram pó. Nos anos seguintes, esse índice vergonhoso caiu um pouco, mas voltou a subir em 2002, com 23,7 mil km2 devastados. "As oscilações do desflorestamento acontecem mais pela variação da economia do que pelas medidas ambientais", afirma o ambientalista Paulo Adário, do Greenpeace. Segundo os ecologistas, há quatro principais vilões na destruição da Amazônia: a abertura de estradas, o corte de árvores para produzir madeira e o avanço da pecuária e da agricultura pelo meio da mata. Mapeamos esses inimigos no infográfico abaixo.

Verde original
Desmatamento começou pra valer na década de 1970
  Esta é a área da Amazônia Legal, uma região de 5,3 milhões de km2 que inclui a parte brasileira da floresta amazônica. Até o século 20, a região permaneceu preservada. A destruição em massa começou com a colonização da região, em 1970.

Uma frança a menos 
Em 40 anos, floresta perdeu 670 mil km² de árvores
MADEEEIRA!

Entre os rios Xingu e Tapajós, os madeireiros derrubam mogno e deixam o caminho aberto para a ocupação com pecuária.

REBANHO COMILÃO

Hoje, 75% das áreas devastadas são ocupadas com gado. A cidade de São Félix do Xingu (PA) tem o terceiro maior rebanho do país, com 1,2 milhão de bois.

COLHEITA MALDITA

40% da área desmatada da Amazônia está no Mato Grosso. Os altos índices estão relacionados à expansão da agricultura de soja para exportação.

VEIAS ABERTAS

Recentemente, o anúncio de que o governo Lula vai pavimentar a rodovia Cuiabá-Santarém atraiu grileiros e aumentou o desmatamento.

Fonte.

                                                                                                                                                                                                                 Exército Verde

9 comentários:

  1. Não entendo como as pessoas destroem , sabendo que isso só trará consequencias para elas mesmas, será que não pensam nos seus filhos , neetos , o que serão deeles?

    ResponderExcluir
  2. Gente: D
    Estamos cumprindo o nosso trato, ontem plantamos uma arvore por conta dos 700 acessos e amanha já plantaremos outra: D, muita felicidadeee. Obrigada a todos que estão valorizando o nosso trabalho. : D A emoção de plantar uma arvore, só sabe quem já plantou :D Estou ansiosa pra vê-la crescer.

    ResponderExcluir
  3. é notável que a raça humana não é a mais racional da história. Como é possível uma pessoa destruir uma coisa que só tras benefícios...poluir a água que bebe, destruir as árvores que garantem um ar puro. Se isso é que é ser racional, o que é ser irracional ?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa do grupo e que mensagem bonita Emylli, isso mesmo, precisamos de contribuir do nosso jeito, do modo que der, termos atitudes, teremos um mundo melhor. Qual é o planeta que vamos deixar pra próxima geração? Vamos acordar e ver que tudo está mudando já e olhe que nem começamos a sofrer ainda, é aquecimento global, mudança de clima constante, entre outras tantas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Reamente, a raça humana não é a mais racional, percebem-se aparentemente os estragos que “estamos” causando por aqui, que ser pensante é esse que destrói o seu próprio patrimônio? Sinto em ter que afirmar que os nossos dias pelo planeta Terra estão contados e olha que dizem que o AQUECIMENTO GLOBAL SÓ VAI PIORAR, vamos pensar verde e ter ATITUDE.

    ResponderExcluir
  6. Só depois que a ultima árvore for derrubada e o ultimo rio poluido o homem percebera que dinheiro não se come.

    ResponderExcluir
  7. É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.

    ResponderExcluir
  8. A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza.

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive vontade e curiosidade em plantar uma arvore, e somente depois do blog foi que consegui fazer isso :D

    ResponderExcluir